quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Culminância da Semana da Educação Infantil! Publicação no Rio Educa!


Nossas crianças, lá representadas por seus trabalhos e virtualmente no monitor do computador da E. M. Pernambuco, estão a caminho do futuro. Então, fiquemos com Drummond e tenhamos em mente que:

“ O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. “
Angela Regina de Freitas


Cliquem no link abaixo e confiram  a  postagem feita  sobre esse importante momento que aconteceu no Ciep Coronel Sarmento no dia  25/08! Várias escolas da 3ª CRE participaram dentre elas, a  E.M. Pernambuco!!!







Culminância da Semana da Educação Infantil

Após uma Semana voltada para a Educação Infantil, com produções, trabalhos tendo como tema o Folclore  e ainda uma Festa da Cultura no dia 24 de agosto; chegou o momento da Culminância!!!

Culminância da Semana da Educação Infantil dia 25/08 no Ciep Coronel Sarmento




                                         


                                               








Semana da Educação Infantil

A Semana da Educação Infantil aconteceu na nossa unidade escolar do dia 20 ao dia 24 de agosto. 

Vejam abaixo algumas atividades realizadas pela professora Mariangela do EI 20.












A turma 1501 da professora Juliana contou lendas, parlendas, brincou de adivinhações com o EI 20!!!















Na Semana da Educação Infantil também teve atividades com a professora Bianca da turma EI 21









Também teve contação de lendas folclóricas e dessa vez com o auxílio da professora Stella de inglês, a turma 1202 contou a lenda do Curupira para o EI 21!

        


terça-feira, 28 de agosto de 2012

No dia 24/08 realizamos na nossa unidade escolar, a "Festa da Cultura". As turmas de 1° segmento abordaram as 5 regiões brasileiras. 
EI e 1° ano - Região Norte;
2° ano - Centro Oeste;
3° ano - Região Sul;
4° ano - Nordeste;
5° ano - Sudeste.

As turmas do 2° segmento abordaram o Estado de Pernambuco!


Vejam agora algumas fotos de mais um grande evento em nossa escola!!!





Alunas da E.M Maranhão (escola convidada a participar do nosso evento)


A Professora Tatiana Baptista da E.M. Maranhão a frente das suas alunas na apresentação do Lundu





Professor Francisco Coutinho do Grupo Escolar de Engenho de Dentro realizou um workshop sobre capoeira falando sobre ritmo, instrumentos utilizados, um pouco da história e no final convidando a todos para uma roda de capoeira.










Em Construção...

Palestra Maratona Escolar Ariano Suassuna

A professora Maria Teresinha (Língua Portuguesa), a Coordenadora Pedagógica Ana Cristina e os alunos: Gustavo (1901), Mateus Botelho (1901), Mariana Tamires e Dayara (1802); participaram da palestra da Maratona Escolar Ariano Suassuna com acadêmico Murilo de Melo Franco, no auditório da 3ª CRE, em 17 de agosto de 2012 às 13h.





"Eu fui à Palestra do Ariano Suassuna na 3ª CRE e achei bem interessante porque eu conheci um pouco mais sobre ele. As professoras estão passando trabalho de Ariano e fica mais fácil de saber da vida dele, adorei a palestra, eu vi os meus amigos do turno diferente, eu conversei, conheci as pessoas que estavam lá de outras escolas, foi divertido"
Thamires da Silva
(turma 1802)


"Eu gostei da palestra, foi muito interessante aprendi muito sobre o Ariano Suassuna e suas obras"
Mariana Souza
(turma 1802)

"Eu achei super legal  o dia da palestra porque eu conheci mais sobre  Ariano Suassuna, sobre seus livros e suas  obras. Eu achei legal porque não conhecia sobre  Ariano e na  escola estava tendo um trabalho para fazermos uma redação sobre Ariano, mais eu não sabia nada e quando voltei daquela palestra voltei sabendo muito sobre ele e é por isso que eu gostei muito desse dia e nunca vou esquecer"
Dayara Lima
(turma 1802)



"A palestra sobre Ariano, foi uma palestra muito boa com o conhecimento de um grande mestre das histórias nordestinas. A melhor palestra que eu já fui, conheci muitas coisas sobre Ariano Suassuna, os professores passaram alguns trabalhos sobre Ariano e essa palestra ajudou bastante, adorei sua história, gostei muito de seus livros mais um que me chamou a atenção foi o O auto da Compadecida. Não o li, mas tenho muito interesse de pegar este livro. Gostaria de ver mais trabalhos e palestras sobre escritores e algumas coisas da Cultura Nordestina "
Gustavo R.
(turma 1901)


"De várias palestras que já assisti, esta foi a mais interessante e gostei de tudo lá na CRE, pois nunca tinho ido lá e a palestra sobre o escritor foi ótima, foi um pouco longa, mas foi boa e também ajudou nos trabalhos escolares que alguns professores passaram para nós sobre o Ariano e isso também ajudou a conhecermos mais histórias e entender mais sobre ele "
Mateus Botelho
(turma 1901)


Nossos alunos da 1802 assistiram a uma entrevista do Jo Soares com  Ariano Suassuna. A professora de Língua Portuguesa Maria Teresinha levou um pen drive e projetou a entrevista para os alunos. Confiram o link de uma das enrevistas clicando no link abaixo:




Este trabalho foi tão rico que acabou culminando na turma 1802 se dividindo em grupos para encenarem a peça "O auto da Compadecida". Vejam algumas fotos:












Os alunos do 8° e 9° estão escrevendo redações para selecionarmos a que irão ser entregues na CRE e participarão do Concurso de Redação sobre "A vida e a obra do autor de O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna"
Já selecionamos 4 redações!



Neste trabalho estamos utilizando várias tecnologias para incentivar a leitura e a escrita!